terça-feira, 13 de maio de 2008

Cartão Europeu de Seguro de Doença

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), é um cartão indivudal que lhe permite aceder a cuidados de saúde sempre que viajar pela Europa. Com o referido cartão tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra.
Pode ser solicitado na instituição de previdência onde se encontra inscrito ou na Loja do Cidadão.
Pode utilizá-lo:
- Em qualquer país da União Europeia.
- Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça

domingo, 11 de maio de 2008

Passaporte

A primeira coisa a fazer é verificar se o(s) país(ses) a visitar exigem passaporte, visto ou certificado de vacinas.
Se tal for exigido, verifique:
- no caso de passaporte, se o viajante o possue e se se encontra válido. De contrário, há que solicitar a sua emissão ou renovação. Pode obter informações em: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/cidadao/eu+e/documentos/SER_informacoes+gerais+sobre+o+pedido+de+passaporte.htm
- no caso de vistos, se estes devem ser solicitados ao consulado, ou se poderão ser obtidos no aeroporto;
- no caso de vacinas, muitos países exigem um certificado de vacinação, precavendo contra a possibilidade de serem contrídas doenças ou a possibilidade de o visitante ser seu transmissor. Ao profissional de Secretariado compete a obtenção de todas as informações necessárias nas Agências de Viagens, Companhias de Aviação, Embaixadas,...
Existe um Certificado Internacional de Vacinas chamado "cartão amarelo". Para mais informações consulte: http://www.apavtnet.pt/editor.php?id=27&menu=2

sábado, 10 de maio de 2008

Documentação

Animations - book-02 A documentação que deverá verificar incide basicamente sobre os seguintes aspectos:
- passaporte;
- vistos;
- certificados de vacinas;
- carta verde, autorização automóvel e seguros;
- documentação necessária à negociação ou jornada profissional.

Viajar no espaço Schengen
O espaço Schengen é uma zona sem passaportes. Significa ausência de controlo nas fronteiras para pessoas que viajam entre esses e outros países do referido espaço.
Para mais informações consulte: http://ec.europa.eu/youreurope/nav/pt/citizens/travelling/schengen-area/index.html


Preparação da viagem

Para preparar uma viagem a efectuar pelo seu dirigente, precisa de saber:
a) Onde, quando e como tenciona ele ir.
b) O objectivo da viagem, com quem precisa de contactar e o que precisa de levar consigo.
Preparação da viagem
A secretária deverá reunir com o director, para efectuar um esboço da viagem, tendo em conta os objectivos da viagem, meios de transporte, etc.
O esboço da viagem deverá ter em conta:
— Objectivo/s da viagem;
— Destino;
— Itinerário (ida e volta);
— Meio de transporte;
— Data de partida;
— Actividades que em princípio se deseja realizar:
­ Agenda mínima de reuniões;
­ Expediente de trabalho: informações, contratos, etc.
— Logística necessária:
­ telemóvel (com cobertura internacional) computador portátil, programas e ficheiros;
­ cartões Visa, cheques, etc.;
­ documentação necessária: passaporte, bilhete de identidade, carta de condução, carta verde, certificado de vacinação, etc.;
­ data de regresso;
­ alternativas de ócio cultural e desportivo.
É com base nesta informação que a secretária começará a preparar o dossier de viagem.

Viagens ao estrangeiro
Caso o seu dirigente tenha necessidade de se deslocar ao estrangeiro, verifique se tem o passaporte em dia, e nos casos em que for necessário, os vistos e boletins de saúde exigidos.
Contacte a embaixada ou serviços consulares desse país, por telefone, fax e informe-se do que é exigido e como obter a respectiva documentação.

Se o seu dirigente pretender viajar de automóvel, contacte o ACP ou outra entidade onde possa informar-se de qual a documentação e os seguros exigidos no(s) país(es) a visitar.

Planificação de uma viagem

Planificar uma viagem de negócios é uma tarefa corrente para um profissional de Secretariado. Só uma boa planificação permite colmatar as lacunas e as perdas irreparáveis de uma viagem improvisada, garantindo os melhores resultados possíveis.
"O programa de acção é, simultaneamente, o resultado visado, a linha de conduta a seguir, as etapas a percorrer e os meios a empregar".
Henry Fayol
O trabalho do profissional de Secretariado consistirá na preparação de todos os documentos que viabilizem a realização da viagem.
As viagens têm múltiplas finalidades:
- visitar clientes em acções de Marketing;
- negociar "in loco" com fornecedores;
- fazer prospecção de mercados;
- participar feiras, congressos ou exposições;
- ...
Planifcação de viagens
Planificar uma viagem depende das finalidades da mesma. Seja planificar uma viagem a nível nacional ou internacional é uma tarefa que incumbe aos serviços do secretariado. Daí que o secretariado preste uma especial atenção para que a organização e planificação da viagem de que foi incumbido seja um êxito.
Chegada a altura de planificar uma viagem podem ocorrer-nos dúvidas relacionadas com os preparativos da mesma: documentos, divisas e seguros entre outros tramites.
Assim, é recomendável o secretariado informar-se adequadamente de todos os detalhes da viagem que vai organizar.
Assim o secretariado deverá ter em conta, nomeadamente:
— A calendarização;
— Todos os contactos que terá de fazer: telefónicos, fax, e-mail e correspondência normal;
— Determinar o Itinerário;
— Providenciar toda a documentação e procedimentos burocráticos: passaporte, vistos, seguros, procurações, credenciais, etc.
Normalmente as viagens são programadas com antecedência, mas, por vezes, são improvisadas por motivos imperiosos.
É da responsabilidade da secretária preparar a viagem, que compreende:
— viagem propriamente dita (ida e regresso);
— estadia no lugar de destino;
— programação da viagem;
— recolha e arquivo das conclusões da viagem, após o regresso.

domingo, 4 de maio de 2008

Código deontológico da(o) secretária(o)

Do ponto de vista etimológico, deontologia compõe-se das palavras gregas déonthos (dever) e logos (tratado). A deontologia trata dos deveres. O código deontológico é uma recompilação de normas básicas (geralmente de carácter moral e ético) que orientam os comportamentos e atitudes das pessoas. Características a destacar:
- O código deontológico assume-se livre e voluntariamente;
- A transgressão das normas é sancionda com a desonra, a perda de confiança, a exlusão do grupo;
- O código deontológico não pode ser uma mera declaração de intenções; é um compromisso que os trabalhadores (dirigentes e subordinados) subscrevem no seu dia a dia em todos os actos de vida com a honra, a lealdade, a honestidade, a dignidade, a moral, os bons costumes, em suma, a integridade.

Consulte o link abaixo e elabore um documento onde destacará: princípios gerais de acento ético e, deveres e obrigações específicos da profissão.
http://www.asp-secretarias.pt/CDeontologico.htm

Princípios éticos empresariais

Os princípios éticos são normas e valores básicos que guiam as diferentes condutas e acções da vida humana que acontecem num dado espaço geográfico, num determinado tempo e numa dada cultura social. Caracterizam-se por:
- Orientar a conduta humana por limites aceitáveis socialmente;
- Responder ao objectivo social (solucionar problemas ou evitar conflitos sociais) de proporcionar o bem comum;
- Constituir valores e normas de aceitação geral que passaram pelo crivo da sociedade concreta;
- Não serem normas arbitrárias. Foram criadas por uma razão concreta e passaram pelo crisol da experiência acumulada da sociedade concreta;
- Transmitir-se de geração em geração como síntese de costumes que permitem subsistir numa sociedade a longo prazo;
- Ser difíceis de alterar, embora não sejam imutáveis. As sociedades progridem quando se questionam sobre a razão e o porquê de determinadas normas.
No âmbito empresarial, os principios éticos regulam as relações internas e as relações externas. Seja nas relações internas seja nas relações com o exterior, deverão ser observados os seguintes princípios:
- Princípio da legalidade. Respeitar a lei é o primeiro de todos os princípios das sociedades modernas, garante da convivência no âmbito social e económico.
As empresas estabelecem contratos com clientes, com fornecedores, relacionam-se com instituições (Finanças, Segurança Social, Câmaras, etc.) no contexto e com regras de jogo definidas no âmbito do direito positivo.
- Princípio de responsabilidade. Tal é consequência da realização de actos livres. No âmbito empresarial deverão estar clarificadas as seguintes considerações:
  • Quem exige responsabilidades. Normalmente é o dirigente, o que implica a existência de uma hierarquia e a capacidade de imputar culpabilidade.
  • Como se mantém a responsabilidade. Implica a capacidade (de alguém) para sancionar.
  • Se se negociaram limitações de responsabilidade e em que grau.

- Princípio de lealdade à empresa. Supõe cumprir os pactos legalmente aceites e permite a confiança mútua.

- Princípio de discrição. Entendido no seu duplo aspecto:

  • Não divulgação de informação a que se tenha tido acesso por motivos de trabalho ou que, conhecendo-a por outros meios, possa danificar a imagem da empresa, do pessoal, etc., desnecessariamene (não confundir com ocultação de delitos).
  • Tomar as medidas consideradas necessárias para proteger documentos confidenciais.

- Princípio da integração. Numa tripla vertente:

  • Supõe-se que as relações interpessoais, trabalhos e tarefas realizam-se de boa-fé e com recta intenção.
  • Não discriminar as pessoas que trabalham na empresa pelas suas ideias políticas, religiosas, de raça (racismo), sexo, nacionalidade (xenofobia ou hostilidade aos estrangeiros).
  • Não atentar contra a integridade física e emocional das pessoas.

Deontologia em Secretariado


O comportamento ético refere-se ao modo de viver de acordo com os bons costumes. Ética tem a sua origem na palavra grega éthos, e tem vários significados:
a) Significa morada, residência ou lugar habitual onde se reside.
b) Significa também sentimento, carácter, modo de ser, pensar ou sentir.
c) Tem também o significado de costume, uso.
Pode-se afirmar que ética significa comportar-se e viver de acordo com os costumes do lugar onde residimos. O costume é a lei, norma não escrita, mas impressa nos corações dos homens, geração após geração.

Igual significado tem a palavra moral, que deriva da palavra latina mosmoris, que significa: costume, norma, modo correcto de viver em sociedade.

A ética e a moral estudam a conduta humana como produto do homem livre e consciente, permitindo-lhe realizar-se e estar de bem consigo próprio e com os outros homens que o rodeiam. Pessoa íntegra é aquela que é capaz de de viver em acordo, em correlacção e sintonizado com as suas convicções, o que lhe permite ter uma estabilidade mental e emocional.

No dia a dia deparamo-nos com factos e situações a que a mente responde oferecendo uma variedade de condutas alternativas. Qual seguir? Se possuirmos um código ético, seguiremos automaticamente a conduta que responda às seguintes características:

- solucione o problema de forma eficaz;

- seja socialmente adequada;

- respeite os valores próprios e não entre em conflito com as normas comuns da sociedade.