domingo, 4 de maio de 2008

Deontologia em Secretariado


O comportamento ético refere-se ao modo de viver de acordo com os bons costumes. Ética tem a sua origem na palavra grega éthos, e tem vários significados:
a) Significa morada, residência ou lugar habitual onde se reside.
b) Significa também sentimento, carácter, modo de ser, pensar ou sentir.
c) Tem também o significado de costume, uso.
Pode-se afirmar que ética significa comportar-se e viver de acordo com os costumes do lugar onde residimos. O costume é a lei, norma não escrita, mas impressa nos corações dos homens, geração após geração.

Igual significado tem a palavra moral, que deriva da palavra latina mosmoris, que significa: costume, norma, modo correcto de viver em sociedade.

A ética e a moral estudam a conduta humana como produto do homem livre e consciente, permitindo-lhe realizar-se e estar de bem consigo próprio e com os outros homens que o rodeiam. Pessoa íntegra é aquela que é capaz de de viver em acordo, em correlacção e sintonizado com as suas convicções, o que lhe permite ter uma estabilidade mental e emocional.

No dia a dia deparamo-nos com factos e situações a que a mente responde oferecendo uma variedade de condutas alternativas. Qual seguir? Se possuirmos um código ético, seguiremos automaticamente a conduta que responda às seguintes características:

- solucione o problema de forma eficaz;

- seja socialmente adequada;

- respeite os valores próprios e não entre em conflito com as normas comuns da sociedade.

Sem comentários: